05, 30 ou 60 anos: Qual a idade certa para começar a tocar?

Foto: pixabay.com

Quem nunca ficou encantando com um instrumento musical e quis aprender a tocar? E será que existe uma idade certa para isso?

Muitos têm essa dúvida e geralmente, decidir o momento ideal para começar a tocar algum instrumento é bem difícil.  Às vezes, os pais não sabem a idade certa para colocar os filhos em uma aula de violão, piano ou outro instrumento, e alguns adultos e pessoas mais velhas, por conta da idade, pensam que não conseguem mais aprender.

É bom saber que não existe uma idade perfeitamente correta, mas alguns pontos podem te ajudar a identificar o momento adequado para a iniciação musical.

– Crianças e adolescentes

Se você está pensando em colocar seu filho em uma aula, o adequado é que ela tenha mais de 3 anos, pois a partir dessa idade a criança consegue identificar os sons e já tem o mínimo de coordenação motora para pegar em um instrumento.

Mesmo já podendo iniciar as aulas músicais com 3 três anos, quanto mais nova a criança, mais limitada será a aula. Isso se deve, pois, a criança ainda não sabe ler, então não conseguirá ler as partituras, que são a base para o aprendizado musical.

Para que crianças nessa fase aprendam a tocar, algumas escolas de música adotam o método de ensino Suzuki, que consiste em técnicas de ensino antes mesmo da leitura das partituras.

O Método Suzuki acredita que a criança com incentivo e participação dos pais, um bom professor e ambiente musical agradável já consegue desenvolver suas habilidades musicais.

Mesmo com a limitação da leitura e algumas habilidades, a prática musical na fase infanto-juvenil colabora no desenvolvimento da coordenação motora, ajuda no desempenho escolar e estimula a concentração. Além disso, em alguns casos contribui até no controle comportamental.

Apesar de muitos benefícios, é importante que o interesse em aprender seja da criança e adolescentes, e também, que a aula seja bem atrativa, se não, pode fazer com que eles se sintam desanimados e não queiram mais aprender a tocar.

Como as crianças e adolescentes se distraem com mais facilidade é interessante que as aulas sejam mais curtas e tenham um momento para ouvir, tocar, socializar e outras atividades que prendem a atenção dos alunos. Além, de exercícios de repetição para a memorização.

– Adultos e Melhor Idade

Foto: pixabay.com

Muitos quando chegam na fase adulta e melhor idade, acham que não conseguem mais aprender a tocar instrumentos. Mas isso é um erro! Se você se encontra assim, saiba que pode aprender, e ser um grande instrumentista.

Pelas experiências de vida, controle emocional, coordenação motora mais desenvolvida, entre outras características, os adultos e pessoas mais velhas têm grande capacidade em aprender a tocar instrumentos.

Para facilitar seu aprendizado, comece em escolher um instrumento musical que você tenha afinidade e tenha grande interesse em aprendê-lo. Pode parecer simples, mas isso irá manter sua motivação para os estudos e aumentará sua concentração.

Depois de escolher o instrumento, pesquise sobre partituras, escute mais músicas e tente identificar as notas musicais e sons do instrumento que escolheu. Não ignore a teoria que lhe for ensinada, com uma boa teoria, você terá mais facilidade quando começar a praticar, então, estude as músicas, o instrumento, a partitura.

Saiba que estudar música na fase adulta e melhor idade, faz muito bem, pois, ajuda na socialização e alguns saem até da depressão. Também estimula a memória e o raciocínio rápido e serve como um excelente hobby.

Independentemente da idade, os fatores que fazem a diferença para aqueles que querem aprender a tocar algum instrumento são: o interesse, dedicação e empenho.

Então, dedique-se e pesquise sobre seu instrumento que mais gosta e veja se é ele mesmo que quer aprender. Estude e treine bastante em casa, assim, com certeza você será um ótimo instrumentista.