5 dicas para aprender e decorar versículos bíblicos

Foto: pixabay.com

Ler a Bíblia é fundamental para o crescimento espiritual, mas somente a leitura não leva a lugar nenhum. É importante que a mensagem de cada verso seja entendida e decorada para ser usada nos momentos certos. Muitas pessoas têm dificuldades de entender e decorar versículos bíblicos, por isso, listamos cinco dicas para auxiliar. Se for o seu caso, coloque já em prática!

– Crie uma estratégia

Cada pessoa tem sua maneira de aprender, seja com a leitura, com a escrita ou fala, entre outros. Descubra qual é a sua forma de aprendizagem e opte por ela. Além disso, siga o estudo por etapas, começando pela memorização do nome do livro, depois capítulo e, por último, o versículo. Por exemplo: Livro de Salmos; capítulo 23; versículo 6: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. ”

– Leia e releia

Depois de ter criado sua estratégia de aprendizagem, leia e releia o versículo quantas vezes for necessário. Se tiver em um lugar que não atrapalhe outras pessoas, leia também em voz alta. Ao ler e reler, faça isso pausadamente e com concentração. Vai ajudar muito na memorização.

A releitura faz com que o versículo seja fixado em sua memória, mas não faça várias repetições seguidas, dê intervalos entre elas, para melhor assimilação do que está sendo lido.

– Escreva o versículo e anote o que entendeu

Escrever é uma forma de aprendizagem e muitas pessoas conseguem aprender muito escrevendo. Então, tenha um caderno e redija o versículo e não deixe de anotar também a referência bíblica. Se conseguir, escreva até mesmo sem olhar na Bíblia.

Outra forma é escrever a mensagem que você entendeu ou o principal assunto de determinado versículo. Assim, toda vez que você comentar sobre essa mensagem ou assunto você associará ao versículo.

– Estude o versículo e tire todas as dúvidas

Se você seguiu todas essas dicas e ainda não entendeu muito bem o que estava escrito e não conseguiu decorar o verso, faça um estudo da mensagem.  E não fique com dúvida em palavras ou significados; se precisar olhe no dicionário e esclareça, isso facilitará sua compreensão.

Observe também a tradução da Bíblia, existem traduções com uma linguagem mais simples que podem te ajudar.

– Cantar versículos bíblicos

Uma forma de aprender é por meio de músicas. Elas contribuem para a memorização, isso também acontece com versículos bíblicos, então, escute e cante canções que fazem referência a eles. Essa é uma das melhores técnicas para as crianças que ainda não sabem ler ou escrever.

No Krozz temos dez músicas inéditas que fazem referência a versículos bíblicos. O que está esperando para acessar o link abaixo e começar agora a decorar versículos de um jeito fácil e com muita diversão?

Clique aqui: Krozz Band