A Bíblia e suas divisões: conheça a composição do livro sagrado

Foto: pixabay.com

A Bíblia é um dos livros mais lidos no mundo inteiro. Mas, apesar de ser tão conhecido, muitas pessoas têm dúvidas sobre ele. Isso se deve pelas divisões entre Antigo e Novo Testamento, capítulos e versículos.

Para que você conheça mais sobre a Bíblia e a sua composição, confira abaixo as principais divisões da Escritura Sagrada. Aprenda:

– Livros

A Bíblia conta com 66 livros, e o maior deles é o livro de “Salmos”; o menor é o livro de “III João”. Diferentemente da Bíblia Protestante (evangélica), a Bíblia Católica contém sete livros a mais, resultando em 73 livros.

– Novo e Antigo Testamento:

Dos 66 livros presentes na Bíblia, os 39 primeiros estão no Antigo Testamento (AT), e os 27 livros finais estão no Novo Testamento (NT). Já na Bíblia Católica, os 46 primeiros estão no AT e 27 no NT.

– Capítulos

Os capítulos são as divisões de cada livro. Assim, a Bíblia tem ao todo 1.189 capítulos. Destes, 929 fazem parte do Antigo Testamento e 260 do Novo Testamento. Na Bíblia Católica são 1.328 capítulos.

– Versículos

Os versículos são as subdivisões de cada capítulo. Desta forma, a Bíblia tem 31.103 versículos. No Antigo Testamento estão 23.146 e no Novo Testamento 7.957. Já a Católica tem 40.030 versículos.

Essas são as principais divisões e agora que você já as conhece compartilhe com a sua família, amigos e grupo de estudo bíblico. Lembre-se de que a Bíblia é a Palavra de Deus, então, além de conhecermos, também devemos obedecer ao que está escrito!

Leia também:

5 dicas para aprender e decorar versículos bíblicos

Veja como deixar o estudo bíblico mais legal para a garotada

Como criar os filhos nos caminhos do Senhor?