Ajude o seu filho a ser mais confiante! Veja 5 dicas

A autoestima é extremamente importante para qualquer pessoa, independentemente da idade. Uma pessoa com autoestima elevada tem confiança em suas decisões e em si mesmo, e isso pode influenciar positivamente todas as áreas da sua vida. Portanto, tal qualidade deve ser trabalhada ainda na infância e para isso os pais são essenciais.

O que os pais falam ou demonstram a respeito dos filhos influencia na imagem que as crianças e adolescentes terão sobre si mesmas. Então, é muito importante que os pais estejam atentos e saibam trabalhar para aumentar a confiança dos filhos. Mas como fazer isso? Veja algumas dicas:

1 – Deixe o seu filho tomar decisões

A partir de uma certa idade o seu filho já pode tomar algumas decisões, e essa atitude pode aumentar a sua confiança e independência. Como pais, vocês devem analisar quais decisões permitirão que ele tome. Evite dar muitas opções para a escolha e permita apenas aquelas que não o prejudicam. Por exemplo, não pode haver a decisão de escolher estudar ou não, isso já deve ser orientado pelos pais.

 2 – Ouça o seu filho

Com a rotina tão atarefada, alguns pais não têm muito tempo para ouvir os seus filhos, e quando fazem isso, não dão muita atenção para o que eles dizem. Outra situação comum é quando os pais censuram alguma atitude dos filhos, antes mesmo de escutá-los. Essa reação pode inibir as crianças e adolescentes, deixando-os inseguros e diminuindo a sua confiança. Desta forma, tenha o hábito de escutar o seu filho para saber o que ele pensa e deixá-lo se justificar.

3 – Elogie o empenho do seu filho

Quando passar alguma tarefa para o seu filho, observe o empenho dele para tal tarefa e todas as atividades que ele fizer. Elogie o seu esforço, mesmo que ele tenha dificuldade em concluí-las. Ele se sentirá confiante e mais determinado para continuar as suas atividades. Assim, nas próximas tarefas ele ficará mais animado e empenhado.

4 – Motive seu filho a ajudar as outras pessoas

Quando os jovens sentem que estão fazendo a diferença e que as pessoas estão “aprovando” a sua atitude, elas ficam confiantes e animadas. Então, motive o seu filho a fazer o bem. Deixe-o ajudar e reconheça a sua contribuição.

5 – Ensine para a criança qual é o seu valor

Os filhos têm grande confiança nos pais, nos que eles dizem e apresentam. Sendo assim, aproveite essa ligação e ensine para o seu filho, à luz da Palavra de Deus, o grande valor que ele tem. Isso melhorará a sua visão sobre si mesmo. Mostre o quão amado e especial ele é. Que Deus O criou de forma linda e sempre estará com ele, assim como diz na passagem de Jeremias 1: 5 “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi […]”.

Como pais, vocês podem contribuir para aumentar a autoestima e confiança dos filhos e com essas dicas simples e sabedoria conseguirão trabalhar essas qualidades neles. E lembre-se de orar pelo seu filho. A sua oração também é essencial para a vida dele.