Ajude seu filho a melhorar as notas na escola

Foto: pixabay.com

O primeiro semestre escolar está acabando, e muitas crianças e adolescentes podem ficar de recuperação. Esse é o caso do seu filho? Então, vamos dar dicas de como ajudá-lo a se recuperar. Vamos lá?

– Participe do ambiente escolar 

A maioria dos pais não pode ir frequentemente à escola, mas é muito importante fazer um acompanhamento. Converse com os professores sobre o seu filho, tente participar das reuniões e conselhos escolares. Além disso, veja se o seu filho tem feito os trabalhos e lições de casa.

– Como o seu filho está emocionalmente?

Questões emocionais podem atrapalhar o rendimento do seu filho, então, converse com ele e veja se está enfrentando problemas na escola, com os colegas, professores, ou até mesmo dentro de casa. Pergunte sobre o dia dele, tarefas que realizou e se há algo que o está incomodando. Com o diálogo, vai ser possível identificar o motivo das notas vermelhas e assim poder ajudar da melhor forma. Da mesma forma, pergunte aos professores.

– Estipule uma rotina de estudo

Rotina é sempre importante, então, estipule horários para que o seu filho se dedique aos estudos. Evite aparelhos eletrônicos, jogos, conversas paralelas e qualquer outra distração nesse momento. Caso, o seu filho tenha muitas atividades diárias, pelo menos até ele se recuperar, interrompa aquelas menos importantes para que ele tenha tempo para se dedicar.

– Reforce o estudo

Oriente seu filho a anotar a matéria e as observações do professor. Elas podem servir para esclarecer dúvidas e contribuir com a aprendizagem.  Além disso, peça-o para fazer todos os Deveres e outras atividades para reforçar o conteúdo. Nos momentos de lazer, e nas tarefas diárias, associe e dê exemplos com a matéria que ele está estudando. Se houver necessidade, peça ajuda a um professor particular.

São dicas fáceis, mas que podem ajudar na recuperação escolar do seu filho.  Ah, e não se esqueça de sempre incentivá-lo a conquistar as notas logo nos primeiros bimestres, para não correr o risco de ficar retido quando os demais coleguinhas entram de férias.

No Krozz, a Lina também precisou se dedicar para melhorar as notas em matemática. Ela estudou bastante, contou com a ajuda dos amigos e também orou. Depois de tanto esforço, ela conseguiu uma ótima nota e foi aprovada. Mostre esse episódio para o seu filho, para que ele se sinta motivado (clique aqui). Agora, bons estudos!