Como ajudar o meu filho a escolher os amigos? A gente responde!

Foto: pixabay.com

Seja na escola, no bairro, na igreja, ou outro lugar, basta uma pequena conversa para surgir uma grande amizade, e isso é muito bom. Ter amigos é essencial para qualquer pessoa, independentemente da idade. Na própria Bíblia lemos que há amigos mais chegados que irmãos.

Desde o início da infância, a convivência com os amigos já traz grandes benefícios. Ajuda na socialização, estimula o respeito com o próximo, contribui para a demonstração de sentimentos e incentiva o trabalho em equipe.

Apesar de ser tão positivo, muitos pais ficam preocupados quanto às amizades dos filhos. Isso é natural e importante. Fique livre das preocupações e veja abaixo como ajudar o seu filho a escolher bons amigos.

Conheça os amigos

É importantíssimo que os pais conheçam as companhias dos filhos, pois os amigos podem influenciar no seu comportamento. Essa influência não quer dizer que ele é levado por qualquer pessoa. É normal a garotada se espelhar nos amigos, principalmente na adolescência. Além disso, inteirar-se das amizades do seu filho fará com que você conheça mais ele e melhore o vínculo familiar.

Seja bom amigo

Os pais são exemplo dos filhos. Se você for um grande amigo para ele, isso será um referencial. Assim, ele escolherá amigos tão bons quanto à amizade que vocês têm juntos. Além disso, os amigos que você tem podem ser uma base para a criança e adolescente. Se ele notar que as suas companhias são pessoas confiáveis e boas, provavelmente, ele escolherá amigos com tais características.

Não decida pelo seu filho

Muitos pais, na tentativa de proteger os filhos, acabam interferindo em tudo e reprovando todo os seus colegas. Então, evite decidir por ele. Se tem algum amigo que você notou algo errado, antes de proibir, converse com a criança ou adolescente. Explique o motivo e mostre o porquê de determinada companhia não ser legal.

Ensine bons valores

Psicólogos dizem que um dos critérios das crianças e adolescentes determinarem as amizades é por identificação, mesmo que de forma inconsciente.  Ou seja, os amigos são escolhidos de acordo com a personalidade e características semelhantes. Sendo assim, ensine bons valores para o seu filho, para que ele busque amigos com caráter em comum.

Um exemplo de identificação, são os amigos do grupo Krozz. Os integrantes da banda são muito parecidos, bons filhos, empenhados na escola e estão sempre dispostos a ajudar e servir a Deus. Clique aqui e, com essa animação muito legal, mostre para o seu filho como é importante ter bons amigos!