Deus escolhe Davi como rei

Foto: pixabay.com

Davi era o mais novo de oito irmãos, todos filhos de Jessé. Eles eram israelitas, seguiam a Deus e moravam no campo. Três dos irmãos de Davi serviam ao Exército. Enquanto ele ajudava o pai a cuidar das ovelhas no campo.

Naquela época, o rei de Israel era Saul, mas como Deus não estava contente com ele, preparava um sucessor. Então o Senhor enviou o profeta Samuel à casa de Jessé e disse que ali estaria o novo rei. O pai de Davi reuniu todos os sete filhos mais velhos, pensando que seria algum deles.

O Senhor disse ao profeta que não era nenhum deles, até que Samuel perguntou se Jessé tinha mais algum filho. Ele disse a verdade e o levou até Davi. Quando Samuel o viu, logo identificou que aquele seria o novo rei e pediu para o ungir.

O gigante Golias

Naquela época, os israelitas estavam em guerra contra os filisteus, que viviam em terras vizinhas. Um dos guerreiros deles era um grande homem chamado Golias, com 2 metros e 90 centímetros de altura.

Como Golias era muito grande, Saul e todos os homens do seu exército tinham muito medo dele. Durante 40 dias, o gigante ia todos os dias ao acampamento onde estavam os israelitas e se apresentava para lutar.

Davi enfrenta Golias

Enquanto isso, Jessé preparava comida para seus filhos que estavam na guerra e pedia que Davi levasse. Davi obedecia e uma vez chegando lá ouviu os gritos de Golias contra o povo de Deus e não gostou do que ele disse. Então, saiu correndo e se apresentou ao rei Saul na tentativa de enfrentar Golias. Um dos seus irmãos, chamado Eliabe, tentou impedi-lo, mas Saul permitiu que ele lutasse.

Como Davi era pequeno e não estava acostumado com as armaduras não conseguiu andar, assim tirou toda a proteção e armas e pegou apenas o cajado, cinco pedras e as colocou na bolsa.

Quando Golias viu Davi, ele riu e o desprezou. Davi foi corajoso, pois sabia que Deus, o Senhor dos Exércitos, estava com ele. Então, assim que Golias se colocou de pé, Davi correu ao seu encontro, pegou uma pedra e com um estilingue o acertou na cabeça, derrubando Golias. Os filisteus vendo que o líder caiu, fugiram imediatamente.

 E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. 1 Samuel 17:45

-Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”. 1 Samuel 17:47

Davi era pequeno e despreparado e tinha que enfrentar um grande homem. Mas ele confiava em Deus e sabia que o Senhor era maior do que qualquer gigante. Assim, ele foi corajoso, obedeceu a Deus e Cristo o honrou, fazendo com que ele vencesse Golias.

Essa é uma ótima história para entendermos que o Senhor é conosco e não precisamos temer. Ele é nossa segurança e pode todas as coisas. Nós, da Krozz Band sabemos disso, por isso, cantamos o “Salmos 46:1”. Vem conosco e cante também essa verdade (acesse aqui – link) .