Pode tomar banho depois de comer? Leite com manga faz mal? Veja outros mitos e verdades

Foto: pixabay.com.br

Pode tomar banho depois de comer? Leite com manga faz mal? São muitas as lendas que acompanham gerações. Muitos acreditam e, alguns, chegam a mudar os hábitos. E, você, acredita? Listamos os mais populares e vamos desvendar essas histórias. Confira!

– Tomar banho depois de comer faz mal!

Quem nunca escutou? Mas será que realmente faz mal ir para o chuveiro ou nadar, depois de ter se alimentado? Encarar um banho ou nadar depois de estar de barriga cheia pode fazer mal, sim. E o que afeta, e prejudica a digestão – provocando mal-estar ou problemas mais sérios – é a quantidade e o tipo de alimento ingerido, o esforço físico enquanto estiver na água e até mesmo a temperatura da água.

– Leite com manga faz mal!

MITO. Ao contrário do que a maioria das pessoas dizem, tomar leite e comer manga não fazem mal, nem é indigesto. A mistura de leite e manga, aliás, é muito gostosa e faz bem. A combinação dos alimentos pode ser usada em molhos, vitaminas e doces. Essa história começou na época da escravidão, já que o leite era muito caro e os senhores de engenho não queriam oferecer para os escravos, então, usavam essa desculpa.

– Se algo cair no chão, até 5 segundos, continua limpinho!

Quando um alimento cai no chão, no mesmo instante já está contaminado por bactérias. O fato é que a quantidade de bactérias será menor dependendo do tempo que o alimento ficar no chão. Então, a regra dos 5 segundos é considerada um mito. Lembrando que o ideal é que o alimentado seja descartado.

– Quando engolimos o chiclete, demora sete anos para ser digerido?

Mito. Obviamente, o chiclete, ao ser ingerido, ficará no estômago, mas, por no máximo alguns dias. O chiclete faz o mesmo percurso digestivo como qualquer outro alimento e não fica retido no organismo.

 – Um ano da vida do cão equivale a sete anos de um ser humano?

Muitas pessoas e, até mesmo, alguns veterinários contam que um ano de vida do cão equivale a sete anos de um ser humano. Mas isso é mito. Os cachorros têm um ciclo de vida diferente dos seres humanos, e vivem bem menos, mas essa proporção está errada. Os fatores determinantes da vida do cão estão relacionados à raça, tamanho e características fisiológicas.

– O sol é amarelo!

Ensinamos as crianças e crescemos aprendendo que o sol é amarelinho, ou algum tom alaranjado, mas isso não é verdade. O sol, visto pelo espaço é branco. Enxergamos a cor amarelada, pois a atmosfera terrestre dispersa as amplitudes entre o azul e a cor violeta e faz com que apenas alguns tons fiquem visíveis para nós, que enxergamos da Terra, sem interferência de nenhum aparelho.

Além desses casos, existem mais mitos que são contados por aí. Então, antes de tomarmos uma atitude a respeito de qualquer coisa é importante pesquisarmos. Agora que você já sabe que muita coisa é mito, compartilhe com seus amigos. Afinal de contas, quem nunca deixou de chupar manga com leite, ou ficou com medo quando a mãe disse que o chiclete ficaria sete anos na barriga?