Tarefas domésticas: a atividade certa para cada idade

Foto: pixabay.com

Você sabia que a partir dos 2 anos de idade as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas? Elas adoram! Esse envolvimento gera mais independência e organização, além de estimular a responsabilidade e ajudar no desenvolvimento da coordenação motora. Mesmo com tantos pontos positivos, é importante delegar a tarefa de acordo com a idade, senão pode ter efeito contrário e trazer riscos até para a saúde da criança. Confira abaixo as tarefas e veja em que o seu filho pode ajudar.

2 anos

Com essa idade, a criança ainda não tem a coordenação motora desenvolvida e está muito nova para certas atividades. No entanto, você pode ensiná-la a guardar os brinquedos e pedir que faça isso toda vez que acabar de brincar. Provavelmente, no início será bem difícil – você precisará estar por perto e também incentivá-la. 

3 e 4 anos

A criança já começa a ter um senso de organização, então, além dos brinquedos ela já pode ajudar a guardar outros objetos. Ela pode colocar o prato e copo que usou da refeição na pia, a roupa suja no cesto e os sapatinhos na sapateira. Outra atividade é ajudar a arrumar a mochila.

5 a 7 anos

A partir dos cinco anos de idade, a criança já não coloca tudo o que vê na boca e tem mais controle motor. Então, ela pode ajudar a recolher o lixo, arrumar a cama e o quarto, dobrar as roupas e regar as plantas.

Acima de 8 anos:

Se o seu filho já tem oito anos ou mais, saiba que ele já pode te ajudar em muitas coisas, inclusive arrumar o quarto e carregar as compras. Evite contato com objetos de vidro. Apesar de ter competência para ajudar mais nas tarefas, não o sobrecarregue.  Tudo tem seu tempo, a garotada também precisa de um momento para os estudos. O interessante é montar uma rotina para incluir essas atividades sem atrapalhar as demais.

Caso você encontre dificuldades em envolver o seu filho nas tarefas domésticas, crie estratégias para animá-lo. Uma forma é por meio de brincadeiras e desafios. Por exemplo: chame seu filho e combine com ele quem vai guardar os brinquedos, ou outros objetos, primeiro. Não precisa de recompensá-lo, a alegria do momento e um bom elogio já são suficientes para ele ficar empolgado e querer colaborar.

Arrumar a casa com uma música bem legal também faz toda a diferença. Então, escutem o Krozz enquanto organizam a casa. Clique aqui (link) e divirtam-se até nas tarefas domésticas.