Veja como deixar o estudo bíblico mais legal para a garotada

Foto: unsplash.com.br

A Escola Bíblica Dominical (EBD) é muito importante para qualquer pessoa. Conhecer a Bíblia é fundamental para quem deseja obedecer a Deus e ser abençoado. É nela que encontramos a luz para os nossos caminhos, assim, como está escrito no Salmo 119:105: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”.

Apesar de ser tão importante, atrair o público infantojuvenil na EBD e deixar concentrado não é uma tarefa tão simples. Seguem dicas para atrair a atenção da garotada.

– Linguagem

Para cada idade existe uma forma de comunicação específica e os jovens correspondem muito mais fácil quando está sendo utilizada a linguagem que eles usam. Então, conheça os termos, gírias e observe como os seus jovens conversam. Evite usar a norma culta ou palavras muito difíceis, claro, que sem fugir da pronúncia correta. Sabia que existe Bíblias com linguagem voltadas para eles? Assim eles vão curtir e aprender muito mais!

– Aulas dinâmicas

Somente ler e reler a Bíblia ou algum estudo é bastante cansativo para os alunos. Então, evite ficar só lendo; seja dinâmico e elabore aulas diferentes. Você pode ensinar de várias formas: faça teatros, use bastante imagens, coloque vídeos e filmes e explore as músicas. Tem canções que contribuem até mesmo para a memorização de versículos bíblicos, assim como as músicas do Krozz. Clique aqui e leve essa sugestão para a sua classe!

– Participação

Outra forma de atrair a atenção dos jovens é estimular a participação deles. Faça perguntas, deixe com que eles ajudem na leitura bíblica e peça que tragam sugestões de temas a serem estudados. Além disso, peça para convidarem os amigos. Deixe que eles participem e se sintam colaboradores da EBD.

– Aborde questões curiosas

A Bíblia tem diversos temas, então escolha aqueles que são mais interessantes de acordo com a idade dos seus alunos. A partir do tema escolhido, levante os pontos que estimulam ainda mais a curiosidade. Por exemplo: ao falar sobre Matusalém, comente sobre sua idade de 969 anos, com certeza eles vão ficar bem ligados na história.

– Reúna em lugares diferentes

O estudo bíblico não precisar ser somente dentro de um lugar fechado. Vocês podem se reunir em parques e ainda sim aprender muito sobre a Bíblia. Além disso, pode ser feito um piquenique e será uma ótima oportunidade para todos conversarem de forma mais descontraída.

É bom lembrar que essas são formas de ajudar a aumentar a concentração e consequentemente a aprendizagem da garotada, mas a Palavra de Deus não pode ser alterada. Antes de tudo, ensine que a Bíblia deve ser levada a sério e mostre a importância de conhecer esse livro tão precioso. Tenha uma ótima EBD!