Veja como proteger seu filho dos perigos da internet

Foto: pixabay.com

A internet tem sido muito utilizada por crianças, pré-adolescentes e adolescentes como uma ferramenta para ajudar nas pesquisas escolares, distração, entre outros usos.O problema é que na internet circulam milhares de informações e conteúdos e nem todos são apropriados para essa turma .

Infelizmente, adolescentes têm encontrado no ambiente virtual vários jogos violentos e outros que estimulam más atitudes. Há também casos de pessoas más que usam dos meios digitais para prejudicar esses jovens, além de outros riscos que a internet pode oferecer. Por isso, é muito importante ter atenção em tudo que a garotada anda acessando.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas para evitar que seu filho tenha acesso aos perigos da internet:

– Estipule horários!  Muito jovens ficam horas em frente aos aparelhos digitais e têm mais tempo para encontrar conteúdos que não deveriam. Então, limite o horário e prefira o tempo em que você estiver por perto.

– Coloque senhas no celular, tablet, ou nos meios de acesso à internet e libere somente quando puder acompanhar o que seu filho está vendo;

– Monitore também as redes sociais do seu filho. Veja o que ele escreve, publica, e as imagens que compartilha. Ensine a não divulgar dados pessoais, como nome completo, telefone, endereço, fotos, escola, etc.

– Verifique se os sites ou redes sociais que seu filho acessa têm meios de bloqueio ou proteção. Se necessário use esses meios de segurança.

– Estimule seus filhos a navegarem somente em conteúdos divertidos e que sejam para sua faixa etária. Uma boa sugestão é o “Krozz”! Acesse aqui e apresente a ele.

Além das dicas, o mais importante é ter um relacionamento com o seu filho. Observe o seu comportamento, veja se o humor tem alterado, ou se ele tem enfrentado alguma situação difícil. Com diálogo, você conseguirá perceber se há algo diferente e se há necessidade de procurar ajuda.

Esteja disposto a acolher seu filho quando precisar. Dê a ele a liberdade de conversar sobre todos os assuntos. Assim, você poderá saber tudo que acontece com ele. E nunca esconda os riscos que ele pode encontrar. Deixe-o preparado para não cair nas armadilhas da internet.