Você sabe tudo sobre o violão?

Foto: pixabay.com

O violão é um dos instrumentos mais conhecidos em todo o mundo. Considerado um instrumento de cordas, ele acompanha todos os ritmos e estilos musicais. Às vezes, só ele e o cantor já conseguem transmitir um lindo som, sem precisar de acompanhamento. Por ele ser tão interessante, vamos contar algumas curiosidades.

A história do violão começa há 2 mil anos antes de Cristo. A descoberta deve-se a arqueólogos que encontraram placas de barro com imagens de pessoas tocando um instrumento semelhante ao do violão. Apesar da sua origem ser aproximadamente nessa data, existem outras teorias sobre o surgimento do violão.

Independentemente da teoria, é bom saber que o violão sempre foi um instrumento usado por muitas pessoas como forma de festejar, reunir os amigos e até mesmo louvar a Deus. São muitas coisas legais!

O instrumento é feito por um material de madeira, estruturado em três partes básicas: cabeça, braço e escala. Apesar das partes serem tão próximas, elas são de madeiras específicas, por isso, os violões têm preços diferentes e quanto melhor a madeira, mais caro é.

Além da sua estrutura, o violão conta com as cordas, que podem ser de nylon ou aço. As cordas de nylon são mais flexíveis, assim são indicadas para aqueles que querem começar a tocar o instrumento; mas também são mais frágeis. Já as cordas de aço são mais resistentes e por isso há um maior grau de dificuldade em tocá-las.

Em alguns países, ele é conhecido como Guitarra, ou algum nome similar, como no idioma espanhol (Guitarra), inglês (Guitar), francês (Guitare), alemão (Guitarre) e italiano (Chitarra).

Agora que você já conhece esse instrumento e tem interesse em adquirir um, fique atento na hora da compra. Escolha o violão que tenha uma boa madeira e veja se ele não está empenado, com o braço ou corpo torto. Além disso, confira o timbre do instrumento e os trastes, que ficam no braço do violão, pois eles interferem diretamente na afinação. Se puder, leve alguém que já saiba tocar para te ajudar nessa verificação.

Na Banda Krozz, todos mandam muito bem nos instrumentos. Acesse aqui  e conheça essa banda muito legal!